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Produção de veículos em agosto foi a menor desde 2003

 

Publicado em 09/09/2021

 

A produção de veículos no acumulado do ano até agosto apresentou crescimento de 33% ante a mesma base de comparação em 2020. De acordo com balanço da Anfavea divulgado na quarta-feira, 8, saíram das linhas no período 1,476 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Apesar do desempenho positivo, o resultado de agosto foi o pior apresentado pelo setor no mês desde 2003. Com 164 mil veículos, o volume representa certa estagnação ante o volume produzido em julho, com alta de 0,3% e queda de 22% sobre o volume produzido em agosto do ano passado.
A produção, segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da associação que representa as fabricantes instaladas no Brasil, foi afetada seriamente pela falta de semicondutores, que acabou se refletindo de forma negativa no desempenho setorial no período.
"Ainda teremos dificuldades até o final do ano a respeito do abastecimento do componente", disse o representante da entidade durante transmissão on-line.
Do total produzido até agosto, 1,3 milhão corresponde ao volume de veículos leves, que envolve automóveis e comerciais leves. O resultado representa alta de 29,5% na comparação com a quantidade produzida em igual período no ano passado.
A produção de caminhões, por sua vez, somou 104,4 mil unidades, alta de 114,8% sobre a produção do segmento registrada no janeiro-agosto de 2020. Já a fabricação total de ônibus foi de 13,3 mil chassis, um crescimento de 12%.
"A produção de caminhões foi puxada pelo agronegócio e por demandas da mineração. No caso dos ônibus, poderá haver uma queda da demanda nos próximos meses", disse Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea.
Em agosto, o nível de emprego teve um leve aumento de 0,3% sobre julho, chegando a 103 mil funcionários. Já na comparação com o quadro registrado em agosto do ano passado, houve redução de 0,3%.
No caso dos estoques, a Anfavea registrou o nível mais baixo da história em agosto, 76 mil unidades ou 13 dias úteis de vendas. De acordo com Moraes, as fabricantes recorreram aos estoques para cumprir contratos de exportação e, também, para atender às demandas do mercado interno durante as paralisações da produção.
Por automotivebusiness

 

 

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